Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

AS PARTEIRAS DE DEUS

EXODO 1.15-22



Introdução


Pessoas sem destaque podem mudar a história. As parteiras Sifrá e Puá foram usadas por Deus deixando os meninos viverem. Talvez elas não soubessem, mas estavam facilitando o surgimento do grande libertador dos hebreus, Moisés. Este elo da história era fundamental, sem ele não aconteceria tudo que conhecemos no êxodo.
Isso acontece conosco também. Quando somos tentados a pecar e não pecamos, estamos colaborando para que o plano de Deus se concretize. Aquelas parteiras foram grandes colaboradores do plano de Deus dizendo não a Faraó e cuidando bem dos meninos hebreus.
Como conseqüência da fidelidade, aquelas mulheres foram abençoadas em suas famílias.
Que nossas famílias sejam também abençoadas como conseqüência de nossa fidelidade com Deus.
Vejamos alguns princípios que encontramos naquelas parteiras que nos ajudarão a obtermos as bênçãos que elas obtiveram:


I – Temer a Deus e não a Faraó. Vale a pena mergulhar um pouco no livro de Provérbios para conceituarmos a expressão temer a Deus. Assim, veremos mais de perto como aquelas parteiras viviam para depois terem sustentado tal posição perante Faraó. Vejamos:


Provérbios 8.13 - O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba (orgulho/amor-próprio) e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.


SABEDORIA E CONHECIMENTO DE DEUS - Provérbios 9.10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.


LONGEVIDADE - Provérbios 10.27 O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados.


TER LIVRAMENTOS - Provérbios 14.27 O temor do SENHOR é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. (armadilha – NTHL/NVI).


CONTENTAMENTO - Provérbios 15.16 Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação. (infelicidade - NTLH)


É DESVIAR DO PECADO - Provérbios 16.6 Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado.


SUCESSO E TRANQUILIDADE - Provérbios 19.23 O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.


NÃO TEM INVEJA - Provérbios 23.17 O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia.


II – A vontade de Deus está em nossas mãos. Só não agimos como Deus quer se não quisermos mesmo. Elas escolheram fazer a vontade de Deus e não de Faraó.


III – Deus faz bem àqueles que ajudam sua obra. As parteiras ajudaram e foram recompensadas com uma benção para a família.


APLICACAO:


O diabo tentou, mas não conseguiu. Deus tem uma aliança com seu povo e não permite o inimigo usar seus vasos. Aqueles que entendem que é um privilégio serem usados por Deus experimentam os resultados de uma vida de fidelidade.





Nenhum comentário: