Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Sermão de passagem de ano 2009-2010

PASTORES E OVELHAS COMO DEUS OS QUER EM 2010

Ezequiel 34.1-24

Ezequiel foi um profeta que foi chamado por Deus como um atalaia nos tempos mais difíceis da história do povo de Israel. Ele foi preparado para o sacerdócio, mas ao fazer parte da segunda leva de israelitas para a Babilônia (507 a.C), teve seu chamado profético confirmado por Deus como atalaia sobre os muros da cidade.
- Sua missão era de alertar o povo de que ali não era seu lugar e que o culto ao Deus verdadeiro deveria ser preservado. O ser humano tem muita facilidade em se adaptar às novas situações, ambientes, etc. Esse era o perigo, o povo e emanar do estilo de vida babilônico. Coisa que tem acontecido muito hoje em dia. Precisamos de atalaias para alertar o povo.

- Ao olharmos os acontecimentos mundiais do momento, sentimo-nos insignificantes e com a sensação de descontrole geral. Não, isso não é verdade! Deus continua no controle de tudo. Por isso Deus, mesmo sabendo da rebeldia da casa de Israel mandou Ezequiel falar, “quer ouçam, quer deixem de ouvir”. Disso concluímos que Deus está no comando.

- Com Ezequiel nós aprendemos que os repetidos fracassos do povo não impedirão que o plano de Deus para o mundo se cumpra.

A QUEDA DOS MAUS PASTORES – VS. 1-9

Uma das ações da atalaia Ezequiel foi transmitir o descontentamento de Deus com os pastores de Israel. Líderes que deveriam cumprir com suas obrigações, mas só pensavam em si mesmos.
a) Individualistas;
b) Bebem o leite e vestem da lã das ovelhas;
c) Matam e comem a carne;
d) Não tratam das fracas e doentes;
e) Não buscam as que se desviam;
f) Tratam com violência e crueldade;

Como conseqüência: as ovelhas estão espalhadas nos morros e montanhas. Deus é contra esses pastores e vai tomar as ovelhas dos cuidados deles.

A AÇÃO DO BOM PASTOR – VS. 10-16

Quando os maus pastores saem de cena, entra o “bom pastor”, o que dá a vida pelas ovelhas. Ele fará o que os pastores deveriam fazer e não fizeram, e fará com perfeição. Isso mostra que as falhas do homem não impedem o agir de Deus.

AS OVELHAS NÃO ESCAPAM DOS OLHOS DE DEUS – VS. 17-21

a) Serão julgadas cada uma no seu nível;
b) Não estão satisfeitas com o bom pasto e com a boa água;
c) Estão estragando a comida com o mau comportamento, indisciplina, insubmissão. Isso prejudica a todo o rebanho. Pisando a grama e enlameando a água;
d) As fortes e robustas que deveriam colaborar com as mais fracas, são arrogantes, displicentes e mal educadas. Machucam as demais ovelhas com os empurrões e chifradas.

Nenhum comentário: